Prefeitura de Quiterianópolis e Hemoce realizam campanha para encontrar doador de medula para o garotinho Caleb

Campanha para cadastro de doadores de Medula Óssea, realizada pela Prefeitura de Quiterianópolis e o Hemoce de Sobral, mobilizou 140 voluntários. A coleta do material foi na manhã desta segunda-feira,11, no Posto de Saúde Sede III.

A campanha foi mobilizada pela família do garotinho Caleb, de 5 anos, que sofre de uma doença rara, chamada Anemia Folconica, e precisa da doação de Medula Óssea. Os voluntários que compareceram tiveram 5 ml de sangue tiradas para avaliação e poderão fazer parte do Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome) do Instituto do Câncer (Inca) do Rio de Janeiro.

O objetivo principal da campanha é realizar, entre esses 140 voluntários, uma pessoa com medula compatível com a medula do garotinho Caleb. “Não tenho palavras para agradecer a todos. Sou grata por cada um. O que fazemos por nós mesmos morre conosco. O que fazemos pelos outros permanece e é imortal. Obrigada!”, são as palavras de gratidão da mãe de Caleb, Aucerlane Vieira.

A coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce de Sobral, Valéria Vasconcelos, destacou a importância da campanha. “Isso é um bem que você [doador] faz, não só a esse garotinho, mas também a outras pessoas que estão precisando”, frisou.

Valéria Vasconcelos aproveitou para agradecer ao município pela parceria existente com o Hemoce. Ela ressaltou que a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é muito positiva e o número de doadores deste município é muito satisfatório. “Tanto nessa campanha de medula quanto nas de doação de sangue a gente tem um número bem positivo e a gente só tem a agradecer. Isso quer dizer que as pessoas daqui são bastante solidárias e ajudam a salvar vidas”, comemorou.

Resultado

Ainda conforme Valéria Vasconcelos, o sangue retirado dos voluntários da campanha desta segunda-feira,11, será para realizar o exame de compatibilidade, conhecido como HLA. Em média, dentro de 30 dias, o Redome já terá uma avaliação do cadastro de doadores. “Você fazendo o cadastro de doadores de medula óssea vai ter oportunidade de ser um anjo na vida de quem está precisando”, concluiu.

88 9 9767.9413