A Prefeitura de Quiterianópolis, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), realizou, nesta quinta-feira (31), a Primeira Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento foi na sede do próprio CAPS, na rua Edmundo da Silva Bem, bairro Alto Brilhante.
Com o tema a "A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS", a conferência reuniu profissionais de saúde mental, usuários desse serviço e representantes de diversos seguimentos da sociedade.
A coordenadora do CAPS, Gleice Fernandes, avaliou o momento como de grande valia', já que contou com um público bem diversificado. "Tivemos representações da comunidade, dos usuários e gestores. Isso enriquece o debate e torna as ideias cada vez mais plurais", destacou.
Gleice acrescentou que, apesar de a política de saúde mental vir passando progressivamente por melhorias, ajustes, no sentido de oferecer uma melhor assistência ao doente mental, mas há sempre a necessidade de buscar novos mecanismos pra melhor assistir esse paciente no serviço de saúde mental.
Já a secretária de Saúde, Joelma Machado, ressaltou que as propostas debatidas e eleitas na conferência municipal serão levadas para as conferências regionais e posteriormente para a estadual. Depois de eleitas na conferência estadual, tais propostas serão implementadas, melhorando o serviço de saúde mental. "A gente sabe que para melhorar o serviço temos que conversar, temos que debater, temos que ouvir, frisou.
Além da secretária Joelma e da coordenadora Gleice, a conferência contou com a participação da chefe de Gabinete da Prefeitura, Thais Lima, representando a prefeita Dra. Priscilla Barreto, da coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Socorro Soares, secretária de Cidadania Gesiana Lima, entre outras representações.