A Prefeitura de Quiterianópolis
, através da Secretaria Municipal de Educação, reuniu o Comitê Gestor Municipal do "Busca Ativa" nessa manhã de quinta-feira (08). O encontro aconteceu nas dependências da Secretaria de Educação, e contou com a presença da prefeita Dra. Priscilla Figueiredo, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, secretarias da Assistência Social, Saúde, chefia de Gabinete e Imprensa.A prefeita falou sobre o programa e destacou a importância dessa ferramenta que identifica crianças e adolescentes fora da escola, aquelas que tem direito a Educação. "É preciso um trabalho intersetorial com ações mais humanizadas", frisou. A gestora destacou também a importância do Programa "Busca Ativa" como forma de dar o ponta pé inicial na busca do Selo UNICEF, cujas ações possam conseguir até o fim do ano, alcançar um este certificado de qualidade para o Município.
O Secretário de Educação, professor Pedro Neto, também comentou sobre a importância do "Busca Ativa". "Nossa meta principal é alcançar 100% dos alunos na escola, mas é preciso unificar cada vez mais o trabalho intersetorial através do diálogo", ressaltou.
Busca Ativa
O Programa "Busca Ativa" é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. A ferramenta reúne representantes de diferentes áreas, como Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar.
Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na sala de aula. O objetivo do programa é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar.
Radialista Anderson Martins e Cícero Lacerda