As inscrições para o auxílio financeiro aos profissionais do setor de eventos do Ceará vão até o dia 10 de março. Para se inscrever, os interessados devem acessar o endereço https://auxiliosetoreventos.secult.ce.gov.br/
É uma ação do Governo do Estado do Ceará que tem por objetivo conceder aos trabalhadores e trabalhadoras do setor de eventos um auxílio financeiro. Faz parte de um pacote de ações para socorrer o setor de eventos no Estado em meio à pandemia da Covid-19.
O auxílio será pago em duas parcelas de R$ 500 (quinhentos reais), mediante cadastro dos profissionais junto ao Mapa Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Cerca de 10 mil profissionais deverão ser beneficiados.
Ao todo R$ 10 milhões serão investidos pelo Estado para transferência dessa renda. Estão inclusos técnicos de som, luz e imagem, montadores de palcos, cerimonialistas de eventos, decoradores de eventos, recepcionistas de eventos, fotógrafos e cinegrafistas de eventos, bem como músicos, humoristas e profissionais de circo.
Segundo o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, "este auxílio financeiro é um mecanismo importante de proteção social para os trabalhadores que atuam nos eventos, com ênfase nos técnicos de som, luz e imagem que atuam por trás dos palcos e das cortinas e nos trabalhadores diretos do setor de eventos, como cerimonialista, decoradores, recepcionistas, fotógrafos e cinegrafistas. Nessa mesma lógica, os músicos que fazem a cena artística nos espaços alternativos e bares das cidades cearenses, os humoristas que movimentam as casas de shows ou mesmo os artistas circenses em situação de extrema vulnerabilidade. Este é o público alvo deste auxílio financeiro. Ao tempo que é uma ação de proteção social, apresenta-se também como um mecanismo de animar esses trabalhadores e artistas que atuam nas redes dos eventos culturais e sociais de nosso estado".
Site da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará