A Prefeitura de Quiterianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta quarta-feira (09), a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo é promover um espaço de debates para representantes da sociedade civil e do governo dialogarem sobre políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no Brasil.
O evento foi no Polo de Atendimento João Lopes Cavalcante e contou com a presença da prefeita Dra. Priscilla Barreto, secretária da Assistência Social Gabriela Barreto, presidente do CMDCA, Priscilla Bezerra, vereadores, além da delegada civil Karina Albuquerque e lideranças comunitárias.
Com vasta programação, a conferência contou com apresentações culturais, leitura e aprovação do regimento interno e palestra magna com o professor, doutor em sociologia, Diogo Cals.
A 10ª Conferência traz como tema central "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade."
Após a palestra magna, os conferencistas se dividiram em grupos para aprofundar as discussões dos seguintes eixos temáticos:
Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia;
Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid19;
Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;
Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia da Covid-19.