Uma comitiva de Quiterianópolis participou da segunda etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais, em Parambu. A atividade aconteceu no período de 11 a 12 de julho, no auditório da Escola Francisco Alves Teixeira.
O curso é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA), em parceria com o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns (CPMRS-SI).
Representaram Quiterianópolis, a secretária municipal do Meio Ambiente, Divina Lima, as técnicas desta secretaria Jéssica Vale e Iara Maia, além da técnica da secretaria de Educação e coordenadora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), Shirley Torres.
De acordo com o educador ambiental e ministrante da capacitação, Genario Azevedo, da Coeas, o curso aborda temas como "Ética Ambiental e Cidadania, Sociedade, Cultura e Natureza e o Impacto dos Resíduos Sólidos nas Mudanças Climáticas.
Azevedo destacou a oficina de Educomunicação voltada para a temática dos resíduos sólidos, principalmente com a produção de programas de rádio e de entrevistas, bem como a apresentação dos resultados dos Planos de Ação. "A ações de elaboração do plano, executadas em equipe nos municípios do consórcio, fizeram parte da primeira etapa do Curso de Formação e nesta segunda etapa os projetos foram apresentados", explicou.
Na oportunidade foi apresentado o projeto "Recicla Escolar", que tem o objetivo de capacitar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância do gerenciamento, armazenamento e destino correto aos resíduos sólidos, nas escolas de ensino fundamental Maria Alexandrino Nogueira Marques, Maria Alexandrino Barreto da Costa Leitão e Tereza Aragão Serra, e Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade, em Tauá.
Por sua vez, os técnicos de Parambu apresentaram o projeto elaborado por eles, sobre a "importância e as problemáticas do Rio Puiú para o município. "O trabalho ressalta os diversos usos da água, do solo e os processos de degradação ambiental do recurso hídrico, que faz parte da bacia do Alto Jaguaribe", esclareceu o ministrante. Os cursistas de Quiterianópolis apresentaram as seguintes ações realizadas: Mutirão de Limpeza das Margens do Açude Velho; Troque Plástico pela Vida; Apresentação Literária e Palestras nas Escolas sobre Mudanças Climáticas.
A formação cerificou 30 cursistas dos municípios de Parambu, Tauá, Aiuaba e Quiterianópolis.