CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão da saúde masculina atende mais de 300 homens em Quiterianópolis

Novembro é o mês de conscientização sobre a saúde do homem e, com foco na prevenção ao câncer de próstata, a Prefeitura de Quiterianópolis, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (9), o Mutirão da Saúde Masculina.

A ação foi no Posto de Saúde Sede II, no Alto brilhante, onde foram com realizados mais de 300 atendimentos, entre consultas, verificação de pressão arterial e outros procedimentos.

O mutirão contou com mais de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde.

#Saúde 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão da Ortopedia realiza 130 atendimentos

O sábado (10) e domingo (11), foram de muito trabalho para a equipe do Mutirão da Ortopedia, realizado nesses dois dias, no Posto de Saúde Sede II, no Alto Brilhante.

Ao todo, foram 130 atendimentos com o ortopedista Tácito Yuri. Os pacientes encaminhados para fisioterapia já realizavam a primeira sessão, com o fisioterapeuta Ricardo Sena.

O Mutirão da Ortopedia é uma ação do programa Fila Zero, que tem o objetivo de zerar a demanda de pacientes nas mais diversas especial… Ver mais

#Saúde 20/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPS de Quiterianópolis trabalha Musicoterapia com pacientes

A equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Quiterianópolis iniciou, na manhã desta terça-feira (19), o projeto "A música que move vidas".

O projeto trabalha a Musicoterapia, conjunto de técnicas baseadas na música e empregadas no tratamento de problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos.

De acordo com a terapeuta ocupacional, Aniele Freitas, a musicoterapia se trata da mistura de arte e saúde, com o objetivo promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes.

"É importante ainda frisar que estudos recentes têm apontado a musicoterapia como um método eficaz na melhoria das habilidades da crianças com autismo, destacou Aniele Freitas.

#Controle 29/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Quiterianópolis volta registrar casos de Covid-19; já são 28 pessoas infectadas e uma idosa está internada

Autoridades de saúde estão preocupadas com a situação epidemiológica de Quiterianópolis. É que o município voltou a registrar casos de Covid-19 e nos últimos dias a quantidade de pessoas infectadas com a doença vem aumentando repentinamente.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Joelma Machado, já são 28 pessoas infectadas com a doença. "Até agora o meio dia [de quarta-feira (29)] já são 28 casos confirmados, sendo uma paciente internada, que é uma idosa de 80 anos e que sofre de câncer", informou.

A suspeita é que Quiterianópolis esteja registrando esse aumento no número de casos de Covid, por conta de grandes eventos realizados no município, nos últimos dias.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Quiterianópolis

#Saúde 12/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipes de saúde de Quiterianópolis recebem computadores

Com o objetivo de organizar e agilizar, cada vez mais, o atendimentos aos pacientes, a Prefeitura de Quiterianópolis, em parceria com o Governo do Estado, equipou todas as Estratégias Saúde da Família (ESF) do município com computadores.

Os equipamentos vão possibilitar que os serviços de saúde dessas unidades sejam informatizados, através do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Cada equipe de ESF recebeu um computador, totalizando nove aparelhos. O coordenador do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Ismael Amorim, acompanhou a entrega dos equipamentos.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Quiterianópolis

Cícero Lacerda - Tel Whatsapp 88 9 9767-9413

#Saúde 13/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Fila Zero: Mutirão da Neurologia realiza quase 100 atendimentos

A primeira ação do programa Fila Zero, intitulada Mutirão da Neurologia, mostrou bons resultados. Em dois dias de mutirão, terça-feira (12) e quarta-feira (13), foram realizados 92 atendimentos, entre consultas com o neurologista e exames de eletroencefalograma. A ação aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no bairro Alto Brilhante. O atendimento neurológico foi feito pelo neurologista Wilson Rafael Bezerra

A prefeita Dra. Priscilla Barreto participou diretamente do mutirão, realizando consultas médicas, além de conversar com os pacientes para saber os anseios do público beneficiário da ação. A gestora adiantou que o programa Fila Zero seguirá e já anunciou as próximas especialidades que virão. "Iniciamos com neurologia, no próximo mês vamos fazer mamografia, em seguida ortopedia, depois pediatria. Até dezembro vamos fazer em cada mês o atendimento de uma especialidade em forma de mutirão", explicou.

A senhora Marinete Carlos, da localidade Sítio Trevo, elogiou a ideia do mutirão e destacou que a iniciativa facilita muito para os pacientes. "Achei muito bom, a prefeita Dra. Priscilla tá de parabéns. Em outras vezes, eu tinha que ir fazer consulta em Crateús e esse médico, que é muito bom, atendendo aqui mesmo no município, facilita demais pra gente", ressaltou.

A coordenadora CAPS), Gleice Fernandes, classificou o Mutirão da Neurologia como ‘bastante exitoso'. "O município tinha uma fila de espera com quase 90 pacientes e atendemos além desse total que estava aguardando. Outro fator importante é que, nos casos em que o médico percebeu a necessidade de um exame de eletroencefalograma, o paciente já foi encaminhado para uma sala ao lado e o procedimento é feito de imediato", frisou.

Iderlânia Lacerda, moradora da comunidade São José, também destacou as vantagens do mutirão para ela e outros moradores do município. Ela é mãe do garotinho Antônio Anderson, de 7 anos. "Foi muito bom esse atendimento aqui mesmo. Ele precisava passar pelo neurologista e fazer esse exame. A última vez que ele fez [o exame] foi quando tinha três anos", justificou.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Quiterianópolis

Cícero Lacerda

#Saúde 31/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conferência de Saúde Mental discute avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS

A Prefeitura de Quiterianópolis, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), realizou, nesta quinta-feira (31), a Primeira Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento foi na sede do próprio CAPS, na rua Edmundo da Silva Bem, bairro Alto Brilhante.

Com o tema a "A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS", a conferência reuniu profissionais de saúde mental, usuários desse serviço e representantes de diversos seguimentos da sociedade.

A coordenadora do CAPS, Gleice Fernandes, avaliou o momento como ‘de grande valia', já que contou com um público bem diversificado. "Tivemos representações da comunidade, dos usuários e gestores. Isso enriquece o debate e torna as ideias cada vez mais plurais", destacou.

Gleice acrescentou que, apesar de a política de saúde mental vir passando progressivamente por melhorias, ajustes, no sentido de oferecer uma melhor assistência ao doente mental, mas há sempre a necessidade de buscar novos mecanismos pra melhor assistir esse paciente no serviço de saúde mental.

Já a secretária de Saúde, Joelma Machado, ressaltou que as propostas debatidas e eleitas na conferência municipal serão levadas para as conferências regionais e posteriormente para a estadual. Depois de eleitas na conferência estadual, tais propostas serão implementadas, melhorando o serviço de saúde mental. "A gente sabe que para melhorar o serviço temos que conversar, temos que debater, temos que ouvir, frisou.

Além da secretária Joelma e da coordenadora Gleice, a conferência contou com a participação da chefe de Gabinete da Prefeitura, Thais Lima, representando a prefeita Dra. Priscilla Barreto, da coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Socorro Soares, secretária de Cidadania Gesiana Lima, entre outras representações.

#Saúde 31/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Quiterianópolis decreta isolamento social rígido por 10 dias

Diante do aumento constante dos casos de Covid-19 em Quiterianópolis e seguindo orientações do Ministério Público estadual, a prefeita Dra. Priscilla Figueiredo baixou, na tarde desta segunda-feira,31, o decreto municipal nº 45/2021, instituindo o isolamento social rígido (LOCKDOWN) neste município. As medidas entram em vigor a partir das 00:00h desta terça-feira (1° de junho) e vão até às 23h59min do dia 10 de junho deste mês.

Fica proibido o atendimento presencial em comércios, lojas, bares, escritórios e secretarias ou órgãos da administração municipal.

De acordo com o Decreto, somente poderão funcionar com atendimento presencial de clientes, no município de Quiterianópolis, em relação às atividades econômicas e serviços do setor privado, os postos de combustíveis para abastecimento de veículos, segurança privada, serviços funerários,os serviços médico-hospitalares, laboratoriais e de consultas médicas, incluindo serviços dentários e oftalmológicos em consultório, clinicas de fisioterapia para atendimento de reabilitação pós-covid, bem como serviços de atendimentos veterinários, em todos os seguimentos de saúde citados para situações de urgência e emergência".

Neste período de isolamento lockdown também poderão funcionar os cartórios para registro civil de nascimento, óbitos e casamentos, mas com expediente reduzido, de 9h às 16h, atendendo presencialmente apenas por agendamento ou de forma virtual.

Durante a suspensão de atividades, os comércios poderão funcionar por meio de serviços de entrega, inclusive por mensagem whatsapp. Não será permitida a presença de clientes nas dependências do estabelecimento.

Fica proibida a circulação de pessoas de qualquer idade, ainda que na condução de veículos automotores, tanto na cidade quanto na zona rural, no horário entre às 23h:00min e 05h:00min. Podem circular neste período, os trabalhadores dos serviços de saúde e segurança pública, ou pessoas que estejam necessitando de atendimento de urgência e emergência em hospitais.

O decreto proíbe também o transporte de pessoas para outros municípios, através dos chamados "carros de horário", topiques, ou qualquer outro meio transporte assemelhado bem como por taxistas ou moto-taxistas.

Continua obrigatório o uso de máscara de proteção, sejam industriais ou caseiras, em todos os ambientes públicos do Município de Quiterianópolis.

Não será permitida a realização de velórios de pessoas que tenham morrido de coronavirus ou com suspeita da doença. Nesses casos, o sepultamento deve ser realizado assim que o corpo for liberado pelas autoridades competentes e com caixão lacrado.

Já o velório e as cerimônias de pessoas que tenham falecido de outras causas deverão ter a duração máxima de duas horas.

Veja o decreto completo

#Saúde 05/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Quiterianópolis recebe autorização do Estado para começar a 3ª fase de vacinação contra Covid-19

A terceira fase de vacinação já pode começar em 14 cidades do interior do Ceará, de acordo com a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida, que concedeu entrevista ao Bom Dia Ceará nesta quarta-feira (5). A Prefeitura de Fortaleza anunciou o início de seu avanço de fase para hoje.

"Atualmente nós temos 14 municípios que já vacinaram mais de 90% dos seus idosos e eles podem progredir com essa terceira fase. Essa terceira fase ela é um pouco mais delicada já que são muitos grupos que começarão simultaneamente. Então nós temos os grupos de comorbidades, temos as pessoas com síndrome de down e gestantes e puérperas que vão começar de forma simultânea", disse.

Veja a lista dos municípios: Cariré; Catunda; Chaval; Cruz; Iracema; Irauçuba; Pindoretama; Porteiras; Quiterianópolis; Sobral; Tamboril; Tarrafas; Tururu; e Várzea Alegre. O Grupo da 3ª fase da vacinação no CE deve apresentar atestado, declaração ou relatório médico; confira modelos

A 3ª fase de vacinação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 contempla pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave. Grávidas e puérperas também vão ser contempladas com a vacinação nesta etapa.

Em vídeo divulgado na semana passada, Magda reforçou que é importante que as pessoas estejam cadastradas na plataforma Saúde Digital, informando em qual categoria de comorbidade se encaixa.

Confira a organização da vacinação

Primeira convocação:

Gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos;

Pessoas com síndrome de down que possuem entre 18 e 59 anos;

Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos;

Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na comissão;

Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras;

Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segunda convocação:

Gestantes e puérperas, independente de comorbidades, acima de 18 anos;

Pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente.

Também foi definida uma ordem de prioridade entre as pessoas com comorbidades. De acordo com a Sesa, a organização é: Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC > 40; Doença Neurológica; Pneumopatia; Doença Renal Crônica; e Imunodeficiência.

Documentos necessários

Os agendados para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 terão que apresentar, no ato da convocação, documentos comprobatórios, além de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. Aqueles que possuem comorbidades e deficiência permanente devem apresentar, de forma impressa, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a aplicação da vacina, com validade de até um ano.

No caso das gestantes, é necessário apresentar um documento comprobatório da gravidez, como o cartão do pré-natal. Já no caso das puérperas (45 dias após o parto), será necessário apresentar a certidão de nascimento do bebê.

Vacinas da Pfizer

As doses da vacina Pfizer/BioNTech que chegaram ao Ceará vão ser aplicadas exclusivamente em Fortaleza, em razão das especificidades de transporte e armazenamento. Elas também vão ser aplicadas, inicialmente, no grupo prioritário da 3ª fase, que envolve pessoas com comorbidades, devido ao quantitativo recebido.

Fonte: G1

#Saúde 12/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura inicia vacinação dos profissionais das forças de segurança

A Prefeitura de Quiterianópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira,12, a vacinação dos profissionais das forças de segurança deste município.

De acordo com a secretária de Saúde, Joelma Machado, estão contemplados nesta categoria, 10 policiais militares, quatro policiais civis e nove agentes municipais de trânsito, que dão suporte às blitze sanitárias. "Neste primeiro momento, recebemos 10 doses, referentes a 12% desse público. Vacinamos quatro policiais militares, três civis e três agentes de trânsito", explicou.

A inserção desta categoria na vacinação segue determinação do Ministério da Saúde (MS), que definiu o público como prioritário nesta etapa da campanha.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Quiterianópolis

Cícero Lacerda - 88 9 9767.9413

#Saúde 22/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Quiterianópolis recebe 910 doses de vacina contra Covid nesta segunda (22)

A 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), sediada em Crateús, recebeu no último sábado,20, mais um lote com 13.550 doses de vacinas contra a Covid-19, enviadas pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado. Na última quinta-feira,18, já havia chegado um lote do imunizante.

O município de Quiterianópolis foi contemplado com 910 doses.

De acordo com coordenadora de Imunização de Quiterianópolis, Ana Lúcia, as vacinas chegarão neste município, nesta segunda-feira,22, e já começarão ser aplicadas na terça,23. Ainda conforme a coordenadora, o público a ser vacinado com essa remessa serão primeiramente idosos de 75 a 79 anos e, em seguida, os de 70 a 74 anos.

"É uma ótima notícia. Aos poucos vamos imunizando o nosso povo. Este é o desejo de nosso governador Camilo Santana, de nossa prefeita Dra. Priscila e de nossa secretária Joelma Machado. Agradecemos aos baluartes profissionais da saúde, que estão na sede e na zona rural, realizando este belo trabalho", destacou Ana Lúcia.

Cícero Lacerda e Nacélio Pedrosa

#Saúde 03/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha da Prefeitura de Quiterianópolis e Hemoce coleta 133 bolsas de sangue

A Prefeitura de Quiterianópolis e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realizaram Campanha de Doação de Sangue. A coleta iniciou nesta terça-feira,02, e concluiu-se nesta quarta-feira,03, no Posto de Saúde Sede III. Ao todo, foram coletadas 133 bolsas de sangue.

A enfermeira do Hemoce, Andreza Carvalho, destacou a importância da parceria Hemoce e Prefeitura de Quiterianópolis para realização da campanha. "Sempre é muito importante essas parcerias. Elas ajudam muito, salvam muitas vidas. Todas às vezes que viemos para Quiterianópolis tivemos boas coletas de sangue, bons doadores, pessoas assíduas, que todas às vezes veem e gostam de ser doadores porque querem salvar vidas", comentou.

A coordenadora municipal da Campanha de Doação, Rita Cavalcante, explicou que a coleta de sangue foi feita por agendamento, seguindo todos os cuidados e protocolos sanitários para não haver aglomeração.

Ela ressaltou a parceria com os Agentes Comunitários de Saúde para busca ativa dos doadores. "Logo que o Hemoce nos comunicou sobre a campanha já entramos em contato com os Agentes de Saúde, que são nossos parceiros fortes. Eles já começaram a fazer a divulgação e nos trouxeram o levantamento dos doadores de cada área de trabalho", detalhou.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Quiterianópolis

Cícero Lacerda

#Saúde 17/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.
www.quiterianopolis.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 11:49:36