CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Comitiva de Quiterianópolis participa de formação de educadores ambientais em Parambu

Uma comitiva de Quiterianópolis participou da segunda etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais, em Parambu. A atividade aconteceu no período de 11 a 12 de julho, no auditório da Escola Francisco Alves Teixeira.

O curso é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA), em parceria com o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns (CPMRS-SI).

Representaram Quiterianópolis, a secretária municipal do Meio Ambiente, Divina Lima, as técnicas desta secretaria Jéssica Vale e Iara Maia, além da técnica da secretaria de Educação e coordenadora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), Shirley Torres.

De acordo com o educador ambiental e ministrante da capacitação, Genario Azevedo, da Coeas, o curso aborda temas como "Ética Ambiental e Cidadania, Sociedade, Cultura e Natureza e o Impacto dos Resíduos Sólidos nas Mudanças Climáticas.

Azevedo destacou a oficina de Educomunicação voltada para a temática dos resíduos sólidos, principalmente com a produção de programas de rádio e de entrevistas, bem como a apresentação dos resultados dos Planos de Ação. "A ações de elaboração do plano, executadas em equipe nos municípios do consórcio, fizeram parte da primeira etapa do Curso de Formação e nesta segunda etapa os projetos foram apresentados", explicou.

Na oportunidade foi apresentado o projeto "Recicla Escolar", que tem o objetivo de capacitar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância do gerenciamento, armazenamento e destino correto aos resíduos sólidos, nas escolas de ensino fundamental Maria Alexandrino Nogueira Marques, Maria Alexandrino Barreto da Costa Leitão e Tereza Aragão Serra, e Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade, em Tauá.

Por sua vez, os técnicos de Parambu apresentaram o projeto elaborado por eles, sobre a "importância e as problemáticas do Rio Puiú para o município. "O trabalho ressalta os diversos usos da água, do solo e os processos de degradação ambiental do recurso hídrico, que faz parte da bacia do Alto Jaguaribe", esclareceu o ministrante. Os cursistas de Quiterianópolis apresentaram as seguintes ações realizadas: Mutirão de Limpeza das Margens do Açude Velho; Troque Plástico pela Vida; Apresentação Literária e Palestras nas Escolas sobre Mudanças Climáticas.

A formação cerificou 30 cursistas dos municípios de Parambu, Tauá, Aiuaba e Quiterianópolis.

#MeioAmbiente 19/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente promove momento de integração social com garis e catadores

A Secretaria do Meio Ambiente de Quiterianópolis promoveu, no dia 19 de junho, momento de integração social com garis e catadores de material reciclável do município.

O momento foi na própria secretaria do Meio Ambiente e através de uma ação intersetorial com as secretarias da Assistência Social e da Saúde foram disponibilizados serviços como atualização cadastral nos programas sociais, emissão de documentos, cortes de cabelo masculino e feminino, vacinação contra a hepatite, verificação de pressão arterial e teste de glicemia.

Ao todo, mais de 50 pessoas, entre garis e catadores, participaram do momento.

#MeioAmbiente 29/11/2022 GABINETE DA PREFEITA Dra. Priscilla assina ordem de serviço para construção de uma Central Municipal de Resíduos (CRM)
#MeioAmbiente 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente de Quiterianópolis tem nova secretária

A Secretaria do Meio Ambiente de Quiterianópolis tem nova titular. A pasta foi assumida por Antônia Divina Sousa Lima, conhecida como Divina Padre.

A nova secretária foi apresentada ao público pela prefeita Dra. Priscilla Barreto, na última terça-feira, (19), durante a inauguração dos postos de saúde das comunidades Santa Rosa I e Bom Princípio.

Divina aproveita para agradecer à prefeita Dra. Priscilla pela oportunidade de assumir a secretaria e ressalta que não medirá esforços para "mostrar serviço", junto à gestão municipal. "Estou disposta a colaborar com a gestão municipal. Já estamos dando continuidade a algumas ações que vinham sendo desenvolvidas e vamos elaborar um planejamento para executa-lo", frisou.

Divina Padre é formada em Pedagogia e já trabalhou como técnica Secretarias de Educação e como visitadora social do programa Criança Feliz, da Assistência Social.

A Secretaria do Meio Ambiente de Quiterianópolis era administrada, até então, pelo jovem Lucas Júnior. Ele deixa a pasta para se dedicar a projetos pessoais e não descarta a possibilidade de assumir outra função na gestão da prefeita Dra. Priscilla Barreto.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Quiterianópolis

Cícero Lacerda - 88 9 9767.9413

#MeioAmbiente 06/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Dra. Priscilla entrega equipamentos de proteção para catadores de Quiterianópolis

A prefeita Dra. Priscilla entregou, na manhã desta terça-feira,06, kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para catadores de materiais recicláveis de Quiterianópolis. A entrega foi na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e contou com a participação do secretário da pasta, Lucas Júnior.

A gestora ressaltou a importância desse material para esses trabalhadores. "É uma ação de extrema relevância e faz parte do projeto de implementação da coleta seletiva em nosso município. Esse proporciona segurança no trabalho, pois traz proteção para esses profissionais que trabalham expostos a qualquer tipo de lesão com objeto perfuro cortante e outros acidentes", frisou.

Conforme o secretário do Meio Ambiente, Lucas Júnior, são 13 catadores beneficiados com entrega dos EPIs. "Cada catador está recebendo dois kits, totalizando 26 kits. São materiais de ótima qualidade e que vão proporcionar segurança para esses profissionais que fazem um serviço essencial", destacou.

A presidente da Associação dos Catadores de Quiterianópolis, Domingas Ferreira, agradeceu à prefeita Dra. Priscilla pela entrega do material e lembrou da importância dos equipamentos para os catadores. "É muito bom para quem trabalha no meio da reciclagem. É uma proteção pra gente, para nossa saúde. Agora temos equipamentos apropriados, pois antes a gente trabalhava com roupa normal, que era o que a gente tinha", lembrou.

Os equipamentos

Os EPIs foram conquistados pela Prefeitura de Quiterianópolis, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Estadual das Cidades (SCidades) e o Conselho Estadual Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Cada catador recebeu os seguintes itens de segurança

2 calças compridas e dois blusões manga longa

2 botas

2 respiradores purificador de ar (máscara)

2 óculos de segurança

2 chapéus

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Quiterianópolis

Cícero Lacerda - 88 9 9767.9413

#MeioAmbiente 17/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Programa Agente Jovem Ambiental oferece 24 vagas para Quiterianópolis Programa Agente Jovem Ambiental oferece 24 vagas para Quiterianópolis
www.quiterianopolis.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 05:51:01