Segue vacinação contra o HPV e Meningite

A Secretaria de Saúde de Quiterianópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, segue com a vacinação contra o HPV e Meningite nas escolas desse município.

“Este ano, estão sendo imunizadas contra o HPV meninas de 9 a 13 anos e meninos de 12 a 13. Já a vacina contra meningite C é para meninos e meninas de 12 a 13 anos”, destaca a coordenadora municipal de Imunização, Elaine Fernandes.

Acompanhe o calendário de vacinas

Quarta-feira (19): Escola da localidade Monteiro

Quinta-feira (20): Escolas Gerônimo Alves, Espaço Criativo e Maria Salveni.

Quarta-feira (26): Escola da Barra dos Ricardos e escola da localidade Cruz.

Quinta-feira (27): Escola do Baixio e escola do Besouro.

Sexta-feira (28): Escola do São Gonçalo e escola do São Francisco.

HPV

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso e a transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

Meningite

Este ano houve também a inclusão da vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos. Até 2020, a vacina deverá estar disponível a crianças de 9 a 13 anos. Antes, a imunização é oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.