Secretaria de Saúde de Quiterianópolis realiza mobilização no Dia de Luta contra as Hepatites Virais

0
121

São palestras, vacinação contra Hepatite B, testes rápidos para diagnóstico de Hepatite B e C e diagnóstico de HIV e Sífilis

30 de agosto é celebrado o Dia de Luta contra as Hepatites Virais. Nesta data, a Secretaria de Saúde de Quiterianópolis promove uma série de ações gratuitas nas Unidades Básicas de Saúde da sede do município.

A ação conta com palestras sobre o tema e ainda será oferecida vacinação contra Hepatite B, testes rápidos para diagnóstico de Hepatite B e C e ainda testes rápidos para diagnóstico de HIV e Sífilis.

“Estamos convidando a nossa população a se dirigir a qualquer uma das unidades de Saúde da sede para adquirir mais conhecimento sobre essa doença que acomete milhões de pessoas no Brasil”, destaca a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Elaine Fernandes.

Elaine Fernandes acrescenta que pesquisa da Organização Mundial de Saúde indica que, no Brasil, 2,3 milhões de pessoas tenham algum tipo de hepatite e cerca de 1,5 milhão são portadores do tipo C, o mais grave. “Ainda não se tem uma vacina para este tipo de Hepatite. A vacina contra o tipo B está disponível na rede pública e sua imunização ocorre em três doses”, frisou.

As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado. Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana: o vírus da hepatite A, B, C, D, e E.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Quiterianópolis

Cícero Lacerda

lacerda.cicero@gmail.com

88 9.9767.9413