Secretaria da Assistência Social de Quiterianópolis e Uece entregam certificados do curso de Avicultor

O curso foi realizado através do Pronatec e beneficiou 29 alunos

A Secretaria da Assistência Social de Quiterianópolis, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), entregou na tarde da última quinta-feira,22, certificados do curso de Avicultor.

A solenidade de entrega foi na Câmara Municipal e contou com a presença da secretária da Assistência Social, Antônia de Maria, do vice-diretor do Campus da Uece em Tauá, Lúcio Galvão, e da coordenadora municipal do curso de Avicultor, Indianara Soares.

O curso foi realizado na localidade Trapiá, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e beneficiou 29 alunos. Eles tiveram aulas práticas, ministradas semanalmente, na própria comunidade ou em visitas a granjas locais.

O vice-diretor da Uece em Tauá, Lúcio Galvão parabenizou a Secretaria da Assistência Social e o prefeito Dr. Barreto por todo apoio dado para realização do curso. Ele destacou que Quiterianópolis foi o município que teve menos evasão entre os municípios Arneiroz, Aiuaba, Parambu, Quiterianópolis e Tauá. “Esse município já está credenciado, frente ao MEC [Ministério da Educação] e frente ao Pronatec, para receber novos cursos”, ressaltou.

A secretária da Assistência Social, Antônia de Maria, lembrou que a gestão municipal vai continuar lutando para trazer mais cursos para o município e aproveitou para agradecer o empenho dos alunos. “Fico feliz por esse curso ter sido realizado em minha comunidade”, frisou.

A aluna Raniela Cordeiro ressaltou a importância dos conhecimentos adquiridos nas aulas. “Antes, a gente já criava galinhas, mas da forma que nossos pais e nossos avós criavam. Agora, vamos criar tendo todos os cuidados necessários, lembrando de vacinar essas aves e tendo todo cuidado necessário”, frisou.

A coordenadora municipal do curso, Indianara Soares, destacou as aulas do Pronatec são de ‘excelente qualidade’ e permitem que os alunos adquiram, facilmente, conhecimentos que até então não tinham. “Os alunos foram muito participativos e dedicados, sempre interessados em aprender, cada vez mais. Dessa forma, teremos pessoas com capacidade de desenvolver a avicultura, promover o desenvolvimento local e melhorar própria de renda”, comemorou.

Indianara também aproveitou para destacar a competência dos instrutores do Programa. “Os instrutores do PRONATEC campo são os mais completos profissionais e atuam com toda competência nesse programa”, elogiou.

Também participaram da solenidade, as assessoras da Assistência Social, Ângela Duarte e Raniela Batista, respectivamente, as coordenadoras do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Naiara Bezerra e Eritânia Oliveira, respectivamente, além da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quiterianópolis, Avimaté Cordeiro.