Quiterianópolis vai receber 60 mil alevinos do Programa de peixamento do Governo do Estado

0
333

O município de Quiterianópolis será contemplado com 60 mil alevinos do Programa de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2019/2020, que será lançado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), na próxima sexta-feira,18, em Arneiroz.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Epaminondas Bezerra, o peixamento em Quiterianópolis será dia 24 de outubro. “Através da assessoria do deputado Audic, conseguimos alevinos para todos esses açudes”, destacou. Serão beneficiados os seguintes reservatórios: Barragem colinas, Lagoa das Pedras, Santa Rita, São Pedro, Algodões, Barra dos Ricardos, São Geraldo, Inácio José, Maria Pereira/Besouro, São Francisco, Ipueiras, Santa Maria, Desterro, Barra nova, Angical, Bom Jesus, Boa fé, Catingueiro, Baixio, Luar do sertão, Barra dos Gerônimo, Garrafão, Valfrido e Saquinho.

O lançamento em Arneiroz e também contará com a presença do secretário executivo da Pesca e do Desenvolvimento Agrário, Antônio Nei de Sousa. O município dos Sertões dos Inhamuns recebe 85 mil alevinos de tilápia, 10 mil de tambaquis e 5 mil carpa. As próximas entregas ocorrem em Aiuaba (76 mil alevinos), no dia 22 de outubro; Parambu (64 mil) e Quiterianópolis (60 mil), 24; e Tauá (100 mil), 24.

“O projeto tem como objetivo estimular a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, para estes possam gerar ocupação e renda, para si e para as suas famílias, como também é fundamental para economia do Estado”, informa o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.

A ação distribui, até o primeiro trimestre de 2020, 5,5 milhões de alevinos e beneficia 60 mil pescadores que vivem em torno dos mil maiores açudes e barragens do Estado. O investimento do Governo do Ceará é de R$ 800 mil e a estimativa de produção é de 1.200 toneladas de peixes.