Quiterianópolis sedia formação para os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA)

Quiterianópolis sediou, nesta quarta-feira,18, formação para os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos municípios de Quiterianópolis e Novo Oriente. Foi na Câmara Municipal, de 8h às 16h e trouxe como tema “Oficina sobre a Infância e Sistema de Garantia de Direitos (SGD)”.

A formação foi ministrada pela assessora da Pastoral do Menor, Francerina Ferreira. A ação faz parte do Projeto Contexto – Plataforma Educação Marco Zero e visa o fortalecimento dos conselhos municipais. O público alvo são os conselheiros titelares e suplentes do CMDCA.

Francerina ressalta a importância dessa capacitação e da atuação dos conselhos de direitos. “São órgãos que têm um importante papel na rede de proteção e fiscalização para a garantia de direitos nos municípios”, frisou.

Essa formação faz parte do plano de ação do projeto que pretende articular Grupos de Trabalhos Municipais (GTMs), envolvendo a participação ativa da comunidade local, desde sindicatos, conselhos municipais, grupos de mulheres e toda a comunidade escolar.

Participaram do momento, a secretária da Assistência Social de Quiterianópolis, Antônia de Maria, a presidente do CMDCA deste município, Ana Priscila Gomes, os conselheiros tutelares Romário Macedo e Samara e Fernanda Batista, a diretora do Hospital de Quiterianópolis, Rozimeire Soares, a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Ana Lúcia, além das coordenadoras do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Eritânia Oliveira e Naiara Bezerra, respectivamente.

lacerda.cicero@gmail.com

88 9.9767.9413