Quiterianópolis realiza a 3ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso

A Secretaria da Assistência Social de Quiterianópolis, em parceria com o Conselho do Idoso, realizou nesta quinta-feira,04, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. Foi no Polo de Atendimento João Lopes Cavalcante.

A solenidade contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Antônia de Maria, dos secretários Manoel Coutinho (Gestão e Articulação Política) e Zezão Peixe (Gabinete), do vereador Antônio Neto, além da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Eritânia Oliveira, da coordenadora do Grupo da Melhor Idade, Ivonete Soares, e assistentes sociais, advogados, psicólogos e demais profissionais que atuam na rede socioassistencial do Município.

A animação cultural ficou por conta do grupo Os Gaviões e do violeiro Geovany Coelho.

A Conferência trouxe como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. O objetivo é promover um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que garantam as pessoas um envelhecimento digno e ativo, garantindo os cuidados básicos e, principalmente, a qualidade de vida.

A Palestra Magna e Conferência Geral foi ministrada pela Psicóloga Jordânia Vieira.

Facilitadores dos eixos

Eixo I – Direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas

Subeixos: Saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer.

Responsáveis: assistentes sociais Janaina Maia, Laura Cândida e Raniela Batista

Eixo II – Educação assegurando direitos e emancipação humana

Responsáveis: psicólogo José Roberto Lourenço e assistente social Jaqueline Antunes.

Eixo III – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa

Responsáveis: assistente social Damarys Cavalcante e Ana Priscila.

Eixo IV – Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social, na geração e implementação das políticas públicas.

Responsáveis: assistente social Thais Farias, Naiara Bezerra e Ana Ivonete Gonçalves.

Relatores

Samara e César