Quiterianópolis realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde

Com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, a Prefeitura de Quiterianópolis realizou, nesta terça-feira,09, a VI Conferência Municipal de Saúde.

A Conferência trouxe como tema “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. O evento foi na Casa do Agente de Saúde, no bairro Alto Brilhante, e contou com a presença de representantes do poder público municipal e da sociedade civil.

Além das apresentações e dos debates, foram formados grupos de trabalho para aprofundamento dos seguintes eixos.

Eixo 1: Saúde como Direito

Debatedora: Denise Soares Binda Mourão – Assessora de Fiscalização da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Eixo 2: Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)

Debatedora: Maria do Socorro Leitão Lima – Técnica da Vigilância em Saúde da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Eixo 3: Financiamento e adequado e suficiente para o SUS

Debatedora: Denise Soares Binda Mourão

Eixo 4: Composição, organização e funcionamento dos conselhos de Saúde.

Debatedora: Maria do Socorro Machado – Assessora técnica da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Após as apresentações e debates, foram escolhidos os delegados e delegadas que vão representar Quiterianópolis, na Conferência estadual de Saúde

A Conferência contou com a presença do secretário de Saúde, Rafael Figueiredo, da coordenadora da Atenção Básica, Socorro Soares, da diretora do Hospital e Maternidade Quitéria de Lima, Rosimeire Vieira, do presidente da Câmara Municipal, Alisson Pedrosa, e dos secretários Epaminondas Bezerra (Governo), Antônia de Maria (Assistência Social), Pedro Neto (Educação).