Quiterianópolis produz mais de 18 mil litros de leite por semana

DSC04502

O Município tem mais de 60 produtores fornecendo leite para o Programa Leite Fome Zero, fruto de uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal

Quiterianópolis está se destacando na produção leiteira. Atualmente, o Município tem mais de 60 produtores fornecendo leite para o Programa Leite Fome Zero, fruto de uma parceria entre o Governo Federal, Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) e a Prefeitura Municipal, via Secretaria de Agricultura.

De acordo com o secretário adjunto de Agricultura, Miguel Coutinho, o Município está produzindo uma média de 18 mil litros de leite por semana. “São mais de 60 produtores cadastrados colocando leite nos tanques de resfriamento da Sede, Baixio, Barra dos Ricardos e Várzea do São Pedro”, destacou.

O laticínio que absorve essa produção fica em Tauá e compra o litro de leite a R$ 1,05. Os produtores recebem o pagamento a cada 15 dias, via conta bancária. Em localidades como Várzea do São Pedro, o tanque de resfriamento de leite com capacidade para 1.500 litros já não está mais cabendo a produção e enche antes do dia programado.

Miguel Coutinho adiantou que está articulando com a SDA para trazer um tanque de 4 mil litros para atender aos produtores daquela região e também ressaltou que a Secretaria de Agricultura do Município está lutando para trazer uma mini usina de pasteurização de leite aqui para Quiterianópolis.

prefeiturapmq@gmail.com