Quiterianópolis: Posto de Saúde Sede I conquista Selo Bronze de qualidade do Qualifica APSUS

A Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Conceição (Sede I), na sede do município de Quiterianópolis, recebeu quarta-feira,18, a certificação Selo Bronze de qualidade do Projeto Qualifica APSUS. A conquista é fruto da boa estrutura física do posto, dos bons indicadores e de todo o trabalho dos profissionais na assistência aos pacientes desta Unidade de Saúde.

O secretário de Saúde, Rafael Figueiredo, destaca que a conquista do Selo atesta que o serviço de saúde do município de Quiterianópolis ofertado a população é de boa qualidade. Ele ressaltou também a importância do profissional para um bom atendimento. “Equipamentos e materiais são necessários, mas quem realmente faz a diferença são os profissionais, o envolvimentos destes e a integração da equipe para um atendimento de excelência”, frisou.

O secretário lembrou a importância do Projeto Qualifica APSUS para melhorar e qualificar a Atenção Primária. “Ela [Atenção Primária] é nossa primeira porta de acesso ao cuidado com a nossa saúde, onde o elemento humano é o mais importante vértice do tripé que sustenta os programas estratégicos”, considera.

Rafael Figueiredo aproveitou para agradecer toda a gestão municipal e parceiros que contribuíram para a conquista esta certificação. “Este Selo chega depois de muito trabalho e empenho da gestão do prefeito Dr. Barreto, equipe de gerência de supervisores e coordenadores da Saúde, tutores do Qualifica APSUS do Município e da 15ª Regional de Saúde e de toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde”, destacou.

Qualifica APSUS

O Projeto e premiação do Selo Bronze de Qualidade do Programa de Qualificação da Atenção Primária – APSUS visa à qualidade no atendimento ao cidadão, e a qualificação de cada profissional da área da saúde na rotina de trabalho.

A ação foi criada através do Governo Estadual buscando as relações entre o estado e os municípios, no fortalecimento das capacidades de assistência e de gestão, implantando as Redes de Atenção à Saúde na complementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa do Governo do Estado é uma forma de reconhecimento às UBSs, através de suas equipes da atenção primária, que se destacaram no atendimento à população.

A avaliação

Para receber a qualificação, a Unidade Básica Sede I passou por uma avaliação criteriosa que verifica mais de 100 itens, entre estrutura física e processos de trabalho, alcançando 86% de conformidade.

lacerda.cicero@gmail.com

88 9.9767.9413