Quiterianópolis é campeão em número de escolas “Nota Dez” em 2016 na Crede 15

O município teve cinco escolas premiadas. O segundo colocado foi Tauá com um total de três escolas premiadas

Gestores e professores de cinco escolas de Quiterianópolis, juntamente com o secretário de Educação deste Município, professor Pedro Neto, e técnicas da Secretaria Municipal de Educação receberam, na manhã desta quinta-feira,22, o Prêmio Escola Nota Dez – edição 2016. A entrega foi feita pelo governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e do secretário de Educação do Estado, Ildivan Alencar, em solenidade, no Centro de Eventos de Fortaleza.

O prêmio faz parte do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que reduziu de 32% para 0,7% o índice de crianças não alfabetizadas na idade certa nestes 10 anos de execução. Quiterianópolis foi o município campeão em número de escolas agraciadas com Prêmio Nota 10, edição 2016, entre os cinco municípios que compõem a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (Crede 15). O segundo colocado foi Tauá, com três escolas premiadas.

As escolas agraciadas são Antônio Batista de Lima (2º ano – Pombo), Maria Salveni Moreno (2º ano – Sede), Francisco Rodrigues de Macedo (2º ano – Monteiro), José Gonçalves Lima (5º ano – Gavião) e Miguel Ângelo de Oliveira (5º ano – São Gonçalo). Essas escolas estão entre as 265 escolas públicas do Estado que mais se destacaram em 2016.

O governador Camilo Santana destacou a pactuação coletiva e o empenho de gestores, professores e alunos para que a rede estadual cearense seja hoje uma referência de educação no Brasil.

“Esse é o resultado de um esforço coletivo e pactuado entre Estado, municípios, professores e alunos e, em 10 anos, o Ceará saiu de 32% para 0,7% de crianças não alfabetizadas na idade certa. O Estado investe algo em torno de R$ 60 milhões por ano, com premiação, com programas, material didático. O resultado é que hoje o Ceará é referência nacional em educação, graças a uma política de Estado continuada. Para nós é uma alegria muito grande ter hoje as melhores escolas públicas do País”, comemorou o chefe do Executivo estadual.

O secretário de Educação Pedro Neto, destaca que o Prêmio Nota Dez é o resultado de esforços conjuntos e do compromisso de profissionais regidos por uma gestão municipal talentosa. “Parabenizamos e agradecemos nossos alunos, nosso prefeito Dr. Barreto, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, professores, gestores, auxiliares e porteiros. Esse é um prêmio conquistado por muitas mãos”, ressaltou.

Prêmio Escola Nota Dez

As unidades educacionais premiadas receberam R$ 2 mil por cada aluno avaliado. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, após a aprovação pela Seduc do Plano de Aplicação de Recursos Financeiros, enquanto a segunda só será repassada após a escola atender à comprovação da execução da ação de cooperação técnico pedagógica com as escolas que tenham obtido os menores resultados, manutenção ou elevação dos bons resultados obtidos, além de melhoria dos resultados da escola apoiada.

No Prêmio Escola Nota Dez, que chegou à nona edição neste ano, todas as escolas de 2º, 5º e 9º anos devem atender aos seguintes critérios: ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série e avaliados, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto as do 5º e 9º ano devem ter entre 7,5 e 10,0, em Português e Matemática. As avaliações são traçadas por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). Nesta quinta-feira, foram beneficiadas 262 escolas públicas com os melhores desempenhos de Alfabetização e do 5º ano, além de três escolas de 9º ano do Ensino Fundamental.

Com informações do Portal do Governo do Estado

lacerda.cicero@gmail.com