Quiterianópolis completa 33 anos neste dia 4 de junho

0
641

O município de Quiterianópolis, na região dos Inhamuns, completa nesta quinta-feira, 4 de junho, 33 anos de emancipação política. 

Neste ano, devido aos decretos que proíbem aglomerações, o natalício da cidade será comemorado sem o tradicional Ato Cívico e os shows em Praça Pública.

Às 8h da manhã, será celebrada Missa Solene, sem público, pelo pároco da Cidade, Padre Donizete Maia, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

A celebração será transmitida ao vivo pela página Prefeitura de Quiterianópolis, no Facebook, e pelas rádios locais FM Quiterianópolis 87.9, FM Cidade 88.5 e rádio a cabo Serranópolis.

Quiterianópolis

Em 15 de maio de 1987, a Assembleia Legislativa do Ceará decretou a emancipação política do município de Quiterianópolis, através do Decreto de Lei Nº. 11.330 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), em 4 de Junho de 1987, alterado pela lei estadual nº 11.485, de 20 de julho de 1988, desmembrado de Independência.

Mas a origem de Quiterianópolis data do século XVIII. Por volta dos anos 1770, aqui era uma fazenda pertencente a Quitéria Gonçalves de Lima e seu esposo Tenente José Nunes Batista. Localizada à margem direita do Rio Poti, na época denominado Riacho Itaim, a propriedade chamava-se fazenda Santa Quitéria.

O nome Quiterianópolis é uma homenagem à Quitéria de Lima, que por volta de 1778 construiu uma capela, hoje a Igreja Matriz da Cidade, e doou uma área de terra para criação do povoado que viera tornar-se Município.

Situada a 415 quilômetros de Fortaleza, Quiterianópolis tem 20.860 habitantes, conforme o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017, e área de 1.041 km².

Cícero Lacerda