Pronatec: Alunos de Tauá participam de intercâmbio com alunos de Quiterianópolis

0
284

Os alunos de Tauá fazem o curso de Caprinocultura e os de Quiterianópolis fazem Avicultura

Alunos do curso de Avicultura da comunidade Trapiá, em Quiterianópolis, receberam nesta quarta-feira,29, a visita dos alunos do curso de Caprinocultura do município de Tauá. O curso de Quiterianópolis é ofertado, através de uma parceria da Secretaria da Assistência Social com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A visita foi acompanhada por professores, pela coordenadora do curso de Avicultura do Trapiá, Indianara Soares, e a secretária da Assistência Social, Antônia de Maria.

Na ocasião, participantes dos cursos trocaram experiências adquiridas durante as aulas e puderam compartilhar experiências vivenciadas em cada município. Todo o grupo se dirigiu à uma propriedade para uma aula prática sobre manejo diário de um sistema de produção de aves, ovinos e caprinos.

Na parte de avicultura, os alunos receberam noções sobre a produção de aves, vacinação e bronquite infecciosa, causada pelo vírus (IBV- infectious bronchitis vírus). Já na área de ovinocaprinocultura, os alunos receberam noções sobre manejo sanitário do rebanho, brincagem para identificação dos animais, vermifugação e tratamento de doenças como a linfadenite caseosa.

De acordo com a coordenadora do Curso de Avicultura, Indianara Soares, as práticas foram acompanhadas pelos alunos dos dois cursos, de forma conjunta, permitindo que as duas turmas pudessem tirar o máximo de dúvidas com os colegas e com os professores. “Ao concluirmos as visitas percebemos que os alunos estavam bastante empolgados com a aula e já sugeriram outras aulas práticas para aprimorarem seus conhecimentos sobre as particularidades de seus cursos”, frisou.

O curso

O curso de Avicultura da comunidade Trapiá teve início no dia 11 de setembro e vai até o dia 15 de janeiro. Um total de 29 alunos participam das aulas que são ministradas no período da tarde de segunda-feira à terça-feira.

Cícero Lacerda