Prefeitura divulga programação do aniversário de 32 anos de Quiterianópolis

0
417

A gestão do prefeito Dr. Barreto divulgou, nesta quarta-feira,29, a programação em comemoração aos 32 anos de emancipação política de Quiterianópolis. O aniversário da Cidade é dia 4 de junho, mas as comemorações serão na véspera, dia 3.

As festividades começam às 17h, com a abertura do Campeonato de Futebol “Os Veteranos”, no estádio Tualdão. Às 18h, tem Missa em Ação de Graças, na Praça da Igreja Matriz, e a partir das 22h tem show em Praça Pública com as atrações Solteirões, Toca do Vale, dupla Cleber e Thiago e grupo Danraus.

Quiterianópolis

Em 15 de maio de 1987, a Assembleia Legislativa do Ceará decretou a emancipação política do município de Quiterianópolis, através do Decreto de Lei Nº. 11.330 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), em 4 de Junho de 1987, alterado pela lei estadual nº 11.485, de 20 de julho de 1988, desmembrado de Independência.

Mas a origem de Quiterianópolis data do século XVIII. Por volta dos anos 1770, aqui era uma fazenda pertencente a Quitéria Gonçalves de Lima e seu esposo Tenente José Nunes Batista. Localizada à margem direita do Rio Poti, na época denominado Riacho Itaim, a propriedade chamava-se fazenda Santa Quitéria.

O nome Quiterianópolis é uma homenagem à Quitéria de Lima, que por volta de 1778 construiu uma capela, onde hoje é a Igreja Matriz da Cidade, e doou uma área de terra para criação do povoado que viera tornar-se Município.

Leia mais sobre a História de Quiterianópolis AQUI