Prefeitura de Quiterianópolis capacita profissionais para tratar usuários de crack, álcool e outras drogas

DSC02648A ação faz parte do Projeto Caminhos do Cuidado e envolve instituições como Fiocruz, Grupo Hospitalar Conceição e Rede de Escolas Técnicas do SUS

A Prefeitura de Quiterianópolis, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou na manhã dessa segunda-feira (6), capacitação com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Técnicos de Enfermagem que vão acompanhar pessoas com problemas relacionados ao uso do crack, álcool e outras drogas.

A ação faz parte do Projeto Caminhos do Cuidado e envolve instituições como Fiocruz, Grupo Hospitalar Conceição e Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS). As aulas serão ministradas pela tutora da Escola de Saúde Pública (ESP) do Ceará, Adrícia Martins.

A aula inicial do curso foi no Polo de Atendimento e contou com a presença do secretário de Saúde, Costa Júnior, da coordenadora da Atenção Básica, Socorro Soares, e da presidente da Associação dos ACS, Ana Lúcia. Na abertura, Costa Júnior entregou os quites para os ACS e técnicos, contendo mochila, camiseta, Guia de Saúde Mental, caneta e caderno de anotações.

De acordo com o secretário Costa Júnior, o Programa Caminhos do Cuidado vai capacitar 53 ACS e nove Técnicos de Enfermagem. “O curso tem o objetivo de contribuir para a formação desses profissionais, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta”, ressaltou o secretário.

Costa Júnior destacou que está realizando todos os esforços, juntamente com a coordenadora da Atenção Básica, Socorro Soares, para que o curso seja realizado com sucesso em Quiterianópolis. O secretário também ressaltou que o prefeito Dr. Barreto está dando todo o apoio necessário para a implantação do Projeto Caminhos do Conhecimento.

Conforme a tutora Adrícia Martins, o curso será ministrado em cinco semanas consecutivas. “As aulas terão ênfase no tratamento de casos de Saúde Mental como crack, álcool e outras drogas lícitas e ilícitas”, ressaltou.

Caminhos do Cuidado

O Projeto Caminhos do Cuidado vai capacitar 29.760 trabalhadores em saúde em todo país no atendimento aos usuários de crack e outras drogas. No Ceará vão ser capacitados 14.505 agentes comunitários de saúde e 1.940 técnicos de enfermagem por cada equipe de Saúde da Família, perfazendo um total de 16.445 trabalhadores em saúde.

Eles vão receber formação em saúde mental com ênfase em álcool e drogas, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede Básica de Saúde.