Prefeito

Dr. Barreto 

José Barreto Couto Neto nasceu em 20 de junho de 1979, no município de Jardim, no Cariri cearense. É o segundo filho do agropecuarista Francisco Félix de Figueiredo e da professora aposentada Maria Julia Roriz Couto de Figueiredo. O casal teve outros filhos: Karina Couto Roriz de Figueiredo Cavalcante e Kamila Couto Roriz. De família humilde e simples, Barreto morou com a família, em Jardim, até os 14 anos, quando saiu para estudar Medicina, em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Chegou a Quiterianópolis em 2005, recém-formado, para atuar como médico na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila de Santa Maria. Seu atendimento humanizado, a disposição para atuar junto às famílias mais carentes e nos lugares mais longínquos do município fez com que a população de Quiterianópolis enxergassem em Dr. Barreto um novo líder.

Já nas eleições de 2008, sua fama como bom médico crescia e o nome de Barreto foi cotado para uma candidatura à Câmara Municipal. Mas o grupo político do qual fazia parte, na época, negou-lhe legenda e o jovem médico não concorreu ao cargo de vereador.

Em 2012, o nome de Barreto volta a ser lembrado como candidato com potencial para enfrentar o grupo político que comandava Quiterianópolis há 15 anos. Com um projeto de governo composto pelos partidos PSD, PT, PSDB, PV, PC do B, Barreto se fortalece para concorrer ao Executivo Municipal. Compôs a chapa, como candidata a vice-prefeita, a advogada e ex-vereadora Genilde Soares.

Barreto é eleito em 2012, com maioria de 119 votos, para o mandato 2013/2016. Em 2016, Barreto se reelege com maioria de 508 votos e é reconduzido ao cargo de prefeito para administrar Quiterianópolis no quadriênio 2017/2020.

Sua gestão é pautada pelo respeito aos direitos dos servidores, pagando os salários destes trabalhadores rigorosamente em dia, o diálogo com o Legislativo, lideranças comunitárias e a população em geral. Destacam-se também os investimentos para estruturação de uma rede de saúde capaz de atender os munícipes cada vez melhor.