Prefeito Dr. Barreto lançará Bolsa Universidade nesta quarta-feira (17)

O prefeito Dr. Barreto lançará, nesta quarta-feira,17, o programa de incentivo educacional Bolsa Universidade. Será na quadra esportiva Luís Pereira de Lacerda, às 8h da manhã.

O Bolsa Universidade vai beneficiar 100 estudantes matriculados em cursos de nível superior com ajuda de custo mensal que vai de R$ 150,00 a R$ 250,00. O programa será custeado totalmente com recursos próprios do Município.

O pagamento da Bolsa Universidade será feito diretamente em conta bancária do beneficiário. As bolsas serão concedidas semestralmente para um período de seis meses, podendo ser renovadas até a conclusão do ensino ou curso, conforme cumprimento das exigências e compromissos assumidos pelo beneficiário.

Para ser beneficiário do Programa o aluno deve cumprir os seguintes critérios:

Ser brasileiro nato ou naturalizado;

Ter domicilio eleitoral há mais de dois anos no Município de Quiterianópolis-CE, salvo se menor de 18 anos;

Ter cursando todo o ensino médio em escola pública;

Apresentar documentos idôneos em papel timbrado da Instituição de Ensino Superior (IES), declarando que o pretenso beneficiário ao Bolsa Universitária esteja devidamente matriculado na Instituição Educacional;

Não possuir outro diploma de graduação;

Não ter sido desligado anteriormente de programas de bolsas de estudos devido ao descumprimento das exigências ou por fraude;

Ter renda familiar mensal per capta abaixo de dois salários mínimos.

Veja a lei do Programa Bolsa Universidade

Lei Bolsa Universidade

Cultura e Esporte Educacional

Será lançado também nesta quarta-feira,17, o programa municipal Cultura e Esporte Educacional. A ação vai beneficiar uma média de 1.600 alunos do 1º ao 5º ano de 18 escolas da Rede Municipal.

Esses alunos participarão de atividades como música, teatro, futsal e futebol de campo. Os estudantes contarão com orientação de um total de 28 monitores. Na ocasião, o prefeito Dr. Barreto vai entregar kits esportivos para os gestores das escolas beneficiadas com o Programa.

Mais Educação e Mais Alfabetização

Em parceria com o Governo Federal, a Secretaria Municipal de Educação lançará ainda o Novo Mais Educação e Mais Alfabetização, beneficiando mais de 1.700 estudantes, que serão acompanhadas por um total de 90 monitores.

O Novo Mais Educação tem o objetivo de melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.

Já o Novo Mais Alfabetização é uma estratégia do Ministério da Educação para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.