Pacientes de Quiterianópolis realizam cirurgias oftalmológicas através de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado

A ação faz parte de uma parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado por meio do projeto Vida Nova

Um total de 15 pacientes do município de Quiterianópolis realizaram, nesta segunda-feira,17, cirurgias oftalmológicas, na Clínica São Camilo, em Crateús. Todo o tratamento é custeado através de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado por meio do projeto Vida Nova.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Figueiredo, os pacientes que necessitam desse atendimento oftalmológico devem procurar o médico de seu PSF (Programa Saúde da Família) para o encaminhamento. O projeto Vida Nova inclui tratamentos como cirurgias de catarata, mapeamento de retina e retirada de “corpos estranhos”.

Após encaminhamento pelo médico do PSF, o paciente passa pela Secretaria de Saúde, em seguida faz um atendimento inicial (triagem) no Posto de Saúde Sede II (Alto Brilhante) e depois é encaminhado para a cirurgia que, dependendo da complexidade, pode ser feita mesmo no Hospital de Quiterianópolis ou em Crateús.

“É um procedimento rápido. Esses pacientes de ontem foram e voltaram no mesmo dia, com transporte e acompanhamento de profissional de saúde providenciados pela Secretaria Municipal de Saúde”, destacou o secretário.

Outras cirurgias eletivas

O secretário também adiantou que deve começar em breve a realização de cirurgias eletivas como as de vesícula e da próstata. “São cirurgias que antes os pacientes faziam em Sobral ou Fortaleza e agora vão realizar em Crateús”, frisou.

lacerda.cicero@gmail.com

88 9.9767.9413