Oito escolas de Quiterianópolis recebem o Prêmio Escola Nota Dez

Quiterianópolis teve o melhor desempenho entre os municípios que compõem a Crede 15

Professores de Quiterianópolis, o prefeito e o secretário de Educação deste município, Dr. Barreto e Pedro Neto, respectivamente, receberam nesta quinta-feira, 17, o Prêmio Escola Nota Dez 2017. Foram oito escolas premiadas e a entrega do Prêmio foi feita pelo governador Camilo Santana, no Centro de Eventos de Fortaleza. Também participaram do momento, o secretário de Cultura, Manuel Coutinho, e ou vereador Antônio Neto.

Na 10ª edição do evento, o Governo do Ceará premiou as 332 escolas cearenses com melhores desempenhos em alfabetização e no Ensino Fundamental ao longo do ano passado. Entre os municípios que compõem a 15ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 15) – Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá – Quiterianópolis foi o que teve melhor desempenho.

Participante da celebração junto aos premiados, Camilo destacou que 2017 foi o melhor ano da história do Paic [Programa Alfabetização na Idade Ceará]. Em discurso voltado a todos os profissionais da Educação, o chefe do Executivo enalteceu a competência e a dedicação de todas as escolas envolvidas.

“Esse evento é um coroamento pelo trabalho e dedicação de cada um de vocês. Há mais de dez anos o Ceará fez uma pactuação para construir novos indicadores de qualidade para a Educação. Hoje, cada um, professor, aluno, pai de aluno, servidores, deve ter orgulho de bater no peito e dizer ‘eu faço parte dessa história’. A melhor educação do País hoje é do Estado do Ceará, graças ao esforço de todos”, comemorou.

Para o prefeito Dr. Barreto, essa conquista mostra um crescimento constante da Educação de Quiterianópolis. Ele lembrou que, em 2013, Quiterianópolis teve duas escolas premiadas e nesta edição 2017 foram oito, representando uma evolução de 300% no número de escolas agraciadas com prêmio Escola Nota 10.

“Esse é um momento de festa, de parabenizar o secretário Pedro Neto e toda sua equipe, todos os professores, todos os servidores das escolas e também parabenizar os alunos porque se eles não estivessem dispostos a aprender e a fazer com que suas avaliações fossem positivas não teríamos tantos prêmios”, ressaltou Dr. Barreto.

O secretário Pedro Neto destaca que esse total de escolas premiadas em Quiterianópolis mostra que a Educação do município está no caminho certo. “A conquista de tantos prêmios mostra que estamos cumprindo o dever de casa, que que é oferecer uma educação de melhor qualidade. Estamos garantindo o direito e nossas crianças aprenderem e isso não tem preço”, frisou.

As escolas agraciadas com Prêmio Escola Nota Dez são Antônio Laurindo Soares (Barra dos Ricardos), Detelvina Araújo Lima (Baixio), Maria Salveni de Sousa Moreno (Sede), Zacarias Bezerra do Nascimento (São Pedro), Virgílio Távora (Algodões), Manoel Rodrigues do Nascimento (Santa Maria), Anízio Frota (São Francisco) e Francisco Rodrigues de Macedo(Monteiro).

Premiação

O Prêmio Escola Nota Dez é entregue as escolas públicas com os melhores desempenhos de Alfabetização. A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece).

As escolas receberam o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado atendendo aos critérios do prêmio, enquanto as apoiadas ganharão R$ 1 mil. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira é de 75% do valor total, paga após a aprovação pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc). A segunda será repassada às escolas que atenderem às seguintes condições: comprovação da execução da ação de cooperação técnico pedagógica com as escolas que tenham obtido os menores resultados; manutenção ou elevação dos bons resultados obtidos e melhoria dos resultados da escola apoiada.

Com informações do site do Governo do Estado

Cícero Lacerda de Deus