Mutirão do CAR tem boa adesão em Quiterianópolis

O mutirão para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado na última sexta-feira,31, na Secretaria de Agricultura de Quiterianópolis, teve boa adesão dos proprietários de terra deste município. A ação faz parte de uma parceria da equipe do CAR com a Secretaria Municipal de Agricultura.

De acordo com o coordenador regional do CAR, José Ricardo, somente neste dia, foram realizados mais de 50 cadastros. “O mutirão teve boa adesão e já estamos programando outros mutirões para a Região do Pombo e outras localidades do município”, destacou Ricardo.

Ainda conforme José Ricardo, os proprietários de terra de Quiterianópolis que ainda não fizeram o CAR podem fazer esse procedimento, na Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda-feira à quarta-feira, de 7h às 17h. O proprietário deve comparecer levando Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade (RG), documento da terra e, em caso de ser terra de herança, levar documentação dos herdeiros.

Os proprietários agricultores rurais com área de até 320 hectares de terra fazem o CAR de forma gratuita, até esse mês de setembro. Passado esse período, esses proprietários deverão pagar para fazer o cadastro.

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O proprietário que não regularizar o imóvel até o dia 31 de dezembro deste ano perderá sofrer sanções como ficar impossibilitado de requerer licenciamentos ambientais, terá restrição a crédito bancário a partir de janeiro de 2018 e será impedido de realizar modificações cartoriais nos registros de imóveis.