EJA traz autoestima e aprendizagem para alunos de Quiterianópolis

A mão um pouco desajeitada ainda tenta se acostumar com a leveza do lápis e da caneta. É que, em alguns momentos, eles insistem em escorregar um pouco desgovernados. O olhar atento divide a atenção com o caderno de atividades e com a professora. “Estou estudando novamente para trazer de volta o que aprendi há muitos anos”, comenta o senhor Antônio Pereira, 68 anos.

Ele reside na rua Acadêmico Deusdete Pedrosa, em Quiterianópolis, e é aluno matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, são 100 turmas espalhadas na Sede e Zona Rural do Município com objetivo de realizar um mutirão para alfabetizar jovens e adultos que ainda não sabem ler e escrever.

Assim como o senhor Antônio, o senhor Miguel Ricardo, conhecido como Miguel Clementino, 63 anos, residente na rua das Acácias, também voltou a estudar com objetivo bem definido: aprender a ler e a escrever. “Depois dessa escola já sei novamente colocar meu nome completo”, comemora senhor Miguel.

Os senhores Antônio e Miguel são alunos da capacitadora Raquel Ferreira, que acompanha uma turma na Rua das Acácias, na Sede. Em Quiterianópolis, o programa EJA tem coordenação geral da técnica da Secretaria Municipal de Educação, Marta Loiola, e conta também com os coordenadores Nacélio Pedrosa (Sede), Livia Soares (Região do Baixio), Jordevânia (Região da Confiança) e Marçal (Região de Algodões).