Dr. Barreto homenageia Mestres da Cultura no II Festival de Arte e Cultura de Quiterianópolis

O objetivo é fortalecer essas personalidades como difusores do nosso patrimônio imaterial

Reisado de Caretas, Dança de São Gonçalo e homenagem aos nossos Mestres da Cultura marcaram a primeira noite do II Festival de Arte e Cultura de Quiterianópolis. As apresentações agitaram o público presente com a participação de artistas locais como Valdônio Sousa e Danraus.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Dr. Barreto, primeira dama Dra. Juliana Abreu, vice-prefeita Dra. Genilde Soares e do secretário de Cultura Alisson Pedrosa. O Festival de Arte e Cultura de Quiterianópolis é uma realização da Prefeitura de Quiterianópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Esta edição do festival homenageou os Mestres da Cultura Quincas Firmino e Zé Polino (rabequeiros) e o careta Tunico Lacerda (em memória). Dr. Barreto e as demais autoridades presentes entregaram os troféus ao mestre Zé Polino e às famílias dos outros dois agraciados. O objetivo da homenagem é fortalecer essas personalidades como difusores do nosso patrimônio imaterial, reconhecendo a importância desses homens no repasse de seus saberes e fazeres às novas gerações.

12510227_1700251926887508_8795418918347785783_n

Os grupos de reisado foram representados pelo Reisado Arte de Angical, Reisado do Besouro e Reisado do Fidélis. O grupo indígena da comunidade Fidélis apresentou a dança do Toré e o grupo Raízes Nordestina, da Vila de Santa Maria, também se apresentaram no evento.

A programação do II Festival de Arte e Cultura segue nesta sexta-feira (8) com o painel “Quiterianopolenses em Destaque”, que homenageia personalidades de diversos setores. São pessoas que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento deste município. A cultura popular nordestina será cantada nas prosas e versos dos violeiros Zé Viola e Zé da Luz (Piauí), Raimundo Caetano e Raulino Silva (Paraíba).

II Festival de Arte e Cultura de Quiterianópolis

Dias 07 e 08 de janeiro, a partir das 19h