Dia de Campo reúne cerca de 700 participantes em Quiterianópolis

O evento foi promovido pela Ematerce e contou com a parceria da Prefeitura, através das secretarias de Agricultura e Assistência Social

Cerca de 700 pessoas entre agricultores, engenheiros, técnicos agrícolas, alunos de escolas técnicas e de diversas unidades do Instituto Federal do Ceará (IFCE) participaram do Dia de Campo sobre integração de atividades na agricultura familiar. Foi na manhã desta quarta-feira,24, no Assentamento Luar do Sertão, localidade São Pedro/Quiterianópolis.

O evento foi promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e contou com a parceria da Prefeitura de Quiterianópolis, através das secretarias de Agricultura e Assistência Social.

A atividade contou com a presença do presidente da Ematerce, Antônio Amorim, do diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, e do coordenador estadual do Projeto Mandala, Ximenes Farias, além do secretário de Agricultura de Quiterianópolis, Ramilson Padre.

Os engenheiros e técnicos agrícolas se organizaram e montaram estações para explicar o cultivo nos canteiros em forma de Mandalla. Os visitantes assistiam explicações como manejo do solo, compostagem, sistema plantio como sombreamento, alternância, diversificação e rotação de culturas, além de controle sanitário com defensivos naturais.

Os participantes também acompanhavam explicações sobre o mercado consumidor, programas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e noções sobre venda direta e indireta, intermediários e análise financeira.

Todos esses procedimentos foram na Mandalla do agricultor Antônio José Rodrigues da Silva, o Braguinha. Ali, há oito anos, ele e a família cultivam frutas, verduras e hortaliças, sem uso de veneno. Eles também criam pequenos animais como porco e galinhas.

O evento contou com o apoio da Câmara Municipal, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Projeto Paulo Freire.

lacerda.cicero@gmail.com

88 9.9767.9413