Conselho Municipal de Educação promove capacitação para conselheiros

Acontece na Câmara Municipal de Quiterianópolis capacitação com os membros do Conselho Municipal de Educação (CME). A formação teve início na manhã dessa quarta-feira,19, e vai até amanhã,20. A atividade é ministrada pelos técnicos do Conselho Estadual de Educação (CEE), Airton Araújo e Bete Damasceno.

A abertura da capacitação contou com a presença do secretário municipal da Educação, professor Pedro Neto, da presidente do CME, Francisca Gonçalves (Sivalda) e do vereador Antônio Neto Lacerda.

Os membros do CME foram empossados na última segunda-feira,17, e essa é a primeira capacitação dos conselheiros. O secretário Pedro Neto falou da importância do Conselho para o funcionamento da Educação neste município. “É uma das estratégias democráticas que estamos implantando. Não tomarei decisões solitárias, pois preciso da parceria com conselhos, sindicatos e Câmara Municipal”, destacou.

Pedro Neto lembrou também que o Ceará é pioneiro na implementação dos conselhos escolares, mas mesmo assim apenas 38 municípios do estado possuem Conselho Municipal de Educação.

O técnico do CEE, Airton Araújo, elogiou Quiterianópolis pela iniciativa de criar o CME e ressaltou a importância da parceria com o Conselho Estadual, órgão que auxilia na implementação, reforço e readequação dos conselhos municipais.

Logo no início da capacitação, os conselheiros estaduais entregaram ao secretário e à presidente do CME, Francisca Gonçalves, material didático para a capacitação dos conselheiros municipais, a mensagem do CEE, artigos e a legislação que rege os conselhos.