Ceará bate recorde de vacinação contra a febre aftosa

Aftosa
Quiterianópolis vacinou 14.137 animais, o que corresponde a 94,4% do rebanho de bovinos

94,5% do rebanho cearense foi vacinado no Ceará. Este é o resultado oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante todo o mês de maio. Os números foram apresentados durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (26). Além dos animais, mais de 88% das propriedades rurais do Ceará estão imunizadas.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, as metas superam o que é determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “A vacinação do rebanho é fundamental para que o Ceará mantenha o título de zona livre internacional de febre aftosa com vacinação e possa comercializar os seus produtos para todo o Brasil e para o exterior”, afirmou.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Augusto Júnior, destacou que 17 municípios cearenses conseguiram 100% de vacinação do rebanho e este número representa um recorde em todas as campanhas realizadas até agora. “Em novembro haverá uma outra campanha de vacinação e os produtores devem continuar vacinando e a ADAGRI vai continuar realizando os trabalhos de fiscalização do trânsito animal e dos eventos agropecuários”, afirmou.

Nelson Martins voltou a ressaltar a parceria do Estado do Ceará com os movimentos sociais, produtores rurais, Ematerce, imprensa e Prefeituras Municipais para que o Ceará que foi fundamental para o Ceará conquistar o status de zona livre de febre aftosa sempre se mantenha com este título.

Inhamuns

Todos os municípios da Região dos Inhamuns superaram a meta de vacinação da I Etapa da Campanha. O boletim foi divulgado pelo Escritório Regional da Ematerce em Tauá, após o vencimento do prazo dado aos criadores para a entrega da declaração de vacina, encerrado na última segunda-feira, 16.

“A média dos 5 municípios da jurisdição da Adagri e Ematerce de Tauá foi de 96,72% de animais vacinados”, informou o Gerente Regional Renato Carvalho parabenizando o nível de conscientização dos criadores na garantia do sucesso da campanha.

De acordo com o boletim, dos 109.887 animais existentes na Região dos Inhamuns, 106.285 foram vacinados contra febre aftosa.

Por município o resultado foi o seguinte:

1º lugar: Aiuaba, com 97,78%

2º lugar: Parambu, com 97,31%

3º lugar: Tauá, com 96,88%

4º lugar: Arneiroz, com 96,49%

5º lugar: Quiterianópolis, com 94,4%

Resultado por número de animais vacinados:

1º lugar: Tauá, com 45.957 animais

2º lugar: Parambu, com 26.773 animais