Campanha de Vacinação contra a Aftosa encerra dia 31

0
227

Faltam apenas 10 dias para terminar a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A campanha foi lançada dia 2 de maio e vai até o dia 31 deste mês. Passado esse prazo, o criador tem mais 15 dias declarar a vacinação.

De acordo com o supervisor regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) nos Inhamuns, Yussef Feitosa, em Quiterianópolis, de um total de 16.243 bovinos vacináveis só foram imunizados 4.225 animais. O número corresponde a 26,01% de todo o rebanho que deve tomar a vacina.

Feitosa destaca que a meta é vacinar 90% do rebanho e a declaração de vacinação deve ser feita na Secretaria Municipal de Agricultura. “Todo o rebanho deve ser vacinado, de bezerro até vaca sem dente. A dosagem mudou. Antes, eram 5 ml por animal e agora são apenas 2 ml”, explica.

O produtor que não adquirir a vacina dentro dos prazos da Campanha poderá ser multado e sofrer sanções como ficar impedido de contratar empréstimos agrícolas. Além disso, ainda terá que depois comprar as doses e realizar a vacinação de forma assistida, onde um fiscal da Adagri acompanha para ter a certeza de que o procedimento foi realizado.

O Ceará luta para em 2020 pleitear, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Organização de Saúde Animal (OIE) o status de “livre da aftosa sem vacinação”.