Aluna de Quiterianópolis recebe troféu e medalha de 1º lugar no Prêmio Peteca – Categoria Poesia

Emanuele e a equipe de Quiterianópolis com o procurador do Trabalho, Antônio de Oliveira Lima.

A aluna de Quiterianópolis, Maria Emanuele Gomes Lima recebeu troféu e medalha de primeiro lugar no Prêmio Peteca 2018 – Categoria Poesia. A entrega foi na última sexta-feira,07, em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará. Emanuele tem 10 anos e é aluna do 5º ano da Escola Detelvina Araújo Lima, no Baixio.

O trabalho de Emanuele, a poesia “Tempo que não volta mais”, ficou em primeiro lugar no nível I (4º e 5º anos) e conquistou também a quarta colocação em nível nacional. A poesia de Emanuele está entre os 806 trabalhos escolhidos para a etapa estadual e entre os 12 selecionados para etapa nacional do Prêmio MPT na Escola.

Entre esses trabalhos estão contos, curtas-metragens, desenhos, esquetes teatrais, músicas e poesias. O idealizador e coordenador geral do Peteca, Procurador do Trabalho Antônio de Oliveira Lima, parabenizou os municípios, gestores, educadores e alunos vencedores do Prêmio e agradeceu a todos pelo empenho da execução das ações do projeto. Sobre o evento de hoje, declarou:

“Foi mais um dia de muitas emoções. Há 10 anos tenho a felicidades de viver esses momentos. Quando as crianças do Peteca começam a se apresentar, não tem jeito: eu sempre me emociono. E não sou o único. Vejo lágrimas correndo também em outras rostos. A quantidade dos trabalhos impressiona, mas é a qualidade que emociona”.

Emanuele recebeu troféu e medalha acompanhada da coordenadora municipal do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), Fábia Fernandes, da técnica da Secretaria de Educação de Quiterianópolis, Justina Ferreira, da coordenadora e do professor da Escola Detelvina Araújo Lima, Gerlene Antunes e Márcio Freitas, respectivamente.

TEMPO QUE NÃO VOLTA MAIS

Quando vejo uma criança

Trabalhando sem estudar

Crescendo sem ter infância

Eu fico a me perguntar

Como pode a sociedade

Ser assim tão desigual

Pra uns, oportunidades

Pra outros, só vem o mal

Crianças que só trabalhas

Nunca têm felicidade

Não brincam e não estudam

Perdem oportunidades

Direitos não são direitos

Deveres, é só o que tem

É o trabalho infantil escravo

Que faz das crianças reféns

Ah, como eu tenho vontade

De ver um mundo diferente

Toda criança na escola

E os pais todos contentes

Felizes com seus amigos

Sem ter que sacrificar

A infância do seu filhinho

Lhe obrigando a trabalhar

Sei que um dia não é tarde

O progresso eu hei de ver

Vida digna para todos

Pra nosso brasil crescer.

O Prêmio Peteca

O Prêmio Peteca seleciona e premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas dos municípios que participam do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca – Projeto Resgate a Infância: eixo Educação).

O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, reconhecendo e divulgando os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.