Aftosa: Quiterianópolis ultrapassa meta de 90% do rebanho vacinado

0
180

O município de Quiterianópolis já atingiu a meta da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, vacinando mais de 90% do rebanho. A informação foi repassada pelo coordenador regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Yussef Feitosa, na manhã desta quarta-feira,12.

De acordo com Yussef Feitosa, até esta quarta-feira,12, Quiterianópolis vacinou 90,47%. “A previsão é que esse percentual melhore ainda mais, pois temos até segunda-feira,17, para que os criadores apresentem suas declarações de vacinação, sem sofrerem nenhuma penalidade”, esclareceu.

Em Quiterianópolis a Campanha de Vacinação contra a Aftosa é desenvolvida, através de uma parceria entre a Adagri e a Secretaria Municipal de Agricultura, onde a servidora Zefa Souza presta informações sobre a Campanha e recebe as declarações de imunização dos animais.

A meta da Campanha, estipulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é de vacinar no mínimo 90% do rebanho de bovinos e bubalinos (búfalos). Esse percentual é suficiente para que o Ceará possa pleitear em 2020 pleitear, o status de “livre da aftosa sem vacinação”, junto ao Mapa e a Organização de Saúde Animal (OIE).